Todos os dias, milhares de pessoas utilizam o Google para solucionar problemas, tirar dúvidas e buscar soluções. Em contrapartida, também existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, gerando alta concorrência.
E é aí que entra o SEO, Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online.
Estima-se que há mais de 200 fatores de ranqueamento para aparecer na primeira página do Google. O algoritmo responsável por filtrar o que é mais relevante está em constante atualização, mas calma… você não precisa decorar os 200 fatores de ranqueamento.
Confira abaixo, 5 das mais importantes Técnicas de SEO que vão impulsionar o posicionamento orgânico da sua página.
01 – Produção de Conteúdo
Não é segredo para ninguém que o conteúdo é a chave do sucesso em muitas estratégias de Marketing, mas, quando se trata de SEO, é extremamente importante produzir um conteúdo relevante, completo e bem estruturado, evitando plágios e informações duplicadas. O Google analisa criteriosamente cada texto.
02 – Escaneabilidade
Proporcionar uma leitura agradável e dinâmica ao leitor é fundamental para atraí-lo e retê-lo na página. Alguns recursos que podem ser utilizados:
- Intertítulos;
- Parágrafos curtos e bem estruturados;
- Uso de itálico, negrito (de forma organizada);
- Recursos multimídia como imagens, gráficos e vídeos;
- Listas e/ou bullet points.
03 – Palavras-chave
Ao escolher o tema do conteúdo que será produzido, pesquise as palavras-chaves envolvendo aquele ramo e utilize-as (com moderação). Isso aumentará as chances de que a página seja exibida como resultado no Google para quem buscar aquela palavra.
04 – Atenção para a semântica!
Como dito acima, as palavras-chaves são fundamentais para o fator de indexação do Google, mas não precisa forçar a barra e repetir a mesma palavra várias vezes… e aí entra a semântica: explore as variações, os sinônimos e as relações do termo. Isso facilitará a compreensão do Google diante da palavra e deixará a leitura mais agradável.
05 – URLS
O Google rastreia a URL das páginas para entender o foco central do conteúdo. Por isso:
- Crie uma URL descritiva que utilize a palavra-chave;
- Evite URLS com código e sem sentido;
- Evite URLS enormes;
- Combine a URL com o título.
Sabemos que o universo de SEO é enorme e abrange muitos aspectos! Hoje, introduzimos um pouco do assunto, com algumas técnicas comumente utilizadas para garantir o sucesso da sua página.
Gostou das dicas? Acha que faltou alguma técnica prioritária? Deixe nos comentários.
Helena Victoretti
Redatora
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