Ainda esta semana, o Instagram divulgou novas orientações de boas práticas no uso das Hashtags no app. A divulgação foi feita por meio do perfil @creators, administrado pelo próprio Instagram, e que, caso você não siga, corra para o “follow”. As dicas do perfil são sempre quentes e nos ajudam a entender melhor as constantes atualizações e mudanças dentro do app.
Mas antes de irmos às novas orientações, há um tema nunca mencionado pelo próprio Instagram, mas que é sempre preciso estarmos atentos quando se trata do uso de Hashtags: as hashtags banidas, que te levam ao shadowban. Se você quer saber mais sobre o assunto, há um post no nosso canal do Instagram, e você pode acessá-lo clicando aqui.
Sugestão de boas práticas no uso de hashtags
Agora, sim, no post publicado no @creators, o Instagram sugere:
👉 Use hashtags que são relevantes ao tema tratado no post; – nada novo até aqui;
👉 Cheque quais hashtags são usadas e seguidas pelo seu público-alvo (e caso você ainda não saiba disso: sim, é possível seguir hashtags e receber todo conteúdo marcado com a mesma);
👉 Misture hashtags bem conhecidas com hashtags nichadas para ampliar sua possibilidade de ser descobert@;
👉 Crie sua própria hashtag, ou use uma hashtag bem específica para que seu público encontre seu conteúdo facilmente;
👉 E, a surpresa maior: mantenha o número de hashtags usadas entre 3 e 5. (Essa última gerou muitos comentários entre os creators.)
O perfil ainda recomenda:
⚠️ Não use hashtags que não tenham nada a ver com seu conteúdo;
⚠️ Não use hashtags totalmente genéricas (entenda por isso hashtags que foram usadas milhões de vezes e que são frequentemente postadas por muitos perfis), isso dificulta que seu público localize o seu perfil;
⚠️ Não use muitas hashtags: e, nesse caso, o perfil considera entre 10 e 20 um número excessivo de hashtags. O Instagram alega que um alto número de hashtags não ajudará o seu conteúdo a ter uma maior distribuição.
Por fim, eles lembram (e nós concordamos) que: o uso de hashtags não traz mais impacto na distribuição do que a própria qualidade do seu conteúdo. Ou seja, em vez de se esforçar para colocar inúmeras hashtags, (que, convenhamos, é algo muito cansativo de se fazer), invista em conteúdo de qualidade.
A hashtag é algo apenas que provê contexto sobre o seu post e colabora para que ele seja entregue a mais pessoas interessadas naquele assunto. Mas, se o conteúdo não for de qualidade, de nada adianta entregá-lo para os fãs do tópico.
E então, conte nos comentários, vocês usam hashtags? Ficaram felizes em saber que podem diminuir a quantidade para 3 a 5 sem se sentir prejudicad@s por isso?
Stephanie Stupello
Social Media Specialist
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