Já ouviu muito por aí sobre o tal funil de vendas, mas ainda não sabe direito do que se trata ou como utilizá-lo no seu negócio? Alguém já lhe falou que a estratégia é um tiro certeiro para quem busca melhor desempenho, mas tem lá as suas dúvidas? A knysna. está aqui para introduzir você de vez ao assunto, que, realmente, vem revolucionando o marketing digital.
O Funil de vendas é o caminho pelo qual o seu lead (potencial cliente) vai percorrer desde o primeiro contato com a sua marca ou o seu serviço até a compra propriamente dita, até que ele se torne, de fato, um cliente. Esse trajeto é dividido em etapas que definem a estratégia, podem ter diferentes nomenclaturas e devem ser trabalhadas com conteúdos e interações específicos para aquele estágio do funil no qual o lead se encontra naquele momento.
De modo geral, o funil é repartido em “topo”, “meio” e “fundo”.
É na entrada do funil que acontece a qualificação dos leads. Quem está fora dele pode ser comparado a alguém que passa pela rua sem compromisso ou objetivo. A vitrine da sua loja seria o topo do funil, no qual o lead nota que você existe e tem uma breve noção do que você oferece. É qualificado, portanto, aquele que gostou do que viu e “entrou na loja” para saber mais. Por outro lado, os mais desinteressados, que deram “só uma olhadinha” na frente do estabelecimento, podem ser “abandonados” ou mesmo retrabalhados com uma nova abordagem.
Conforme o funil se estreita, a tendência é que permaneçam dentro dele somente aqueles potenciais clientes qualificados, e é parte do trabalho de quem utiliza o funil fazer com que os leads passem de um estágio para o outro. Quanto mais clientes entrarem na loja (funil) para conhecer por dentro, maior será sua taxa de conversão (o seu desempenho nas vendas).
Nas linhas acima, você encontrou uma breve explicação sobre o funil e as etapas que o compõem. Há, porém, muito mais do assunto para ser abordado, inclusive sobre por que adotá-lo passou a ser um diferencial e tanto em relação aos concorrentes.
Aproveite, é gratuito e, com certeza, irá ajudá-lo(a) bastante.
Francisco Valle
Head de Conteúdo
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