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Quem tem medo do Adam Mosseri?

A declaração do atual porta-voz e chefe do Instagram, Adam Mosseri, te preocupou? Você não se sente pronto para atender a essa nova demanda do mercado e do futuro algoritmo do Instagram? Esse post é para lembrá-lo(a) que todas essas “novas” (entre aspas porque não são tão novas assim) tendências são para o seu bem, e mais importante, para o bem do Instagram (afinal, o Instagram é uma empresa como a sua, e não apenas um App). 

Um parênteses se faz necessário aqui: “eu não sou uma empresa”. Não mesmo? Você vende um serviço? Você vende a sua influência? Você vende um produto? Então não se limite pela existência de um CNPJ, porque esse texto é para todos os usuários do Instagram. 

Voltando ao chefe do Instagram, a declaração dele foi que a rede social “não é mais um aplicativo de compartilhamento de fotos” e que o plano é transformá-la em uma plataforma de produção de conteúdo, vídeos, compras e mensagens. A verdade é que o Instagram vende tempo na plataforma, essa é a mercadoria dele. E com essa mercadoria em mente, você entende que o lucro dele mora em tempo que as pessoas passam na plataforma, certo? Logo, se você não tem um algoritmo assertivo, o conteúdo não prende o usuário e em questão de minutos ele sai do aplicativo. 

Repare que o mesmo não ocorre com o concorrente Tik Tok, cujo algoritmo é tão afinado que basta você passar dois segundos assistindo a um vídeo de “dancinhas” para ele te entregar vários vídeos similares de “dancinhas”. Mas não é sobre copiar o concorrente, é sobre ser mais eficaz em vender o seu próprio produto: tempo na plataforma. Mas, então, o que muda? Pela ordem cronológica:

  1. Chegou o Tik Tok;
  2. O Reels passou a ser a ferramenta mais importante da plataforma (lembrando aqui que cada ferramenta tem seu algoritmo próprio: feed tem o seu, story tem outro, e assim por diante.);
  3. O algoritmo também começou a ser copiado;
  4. Algoritmo similar ao Tik Tok e ao Youtube; 
  5. O mais importante passou a ser o tempo de visualização (isso está valendo, e é para todos os recursos. Lembre-se sempre qual a mercadoria que o Instagram comercializa); 
  6. O app passará a valorizar mais o vídeo do que a foto; 
  7. E também valorizará mais o entretenimento e a diversão;
  8. Em breve, ele passará a te oferecer novos conteúdos com maior potencial de engajamento (e não necessariamente de pessoas que você escolheu seguir). 

Fez sentido? Então comente: quais ideias você já teve para inovar no conteúdo e agradar o algoritmo? Ih! Não teve? Então chame a gente, que nós ajudamos!

08-STE

Stephanie Stupello

Social Media Specialist

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